quinta-feira, 8 de julho de 2010

A mudança do conceito amizade


Cresci vivendo um conceito de amizade. Um conceito do que é ser amigo. Hoje, nos dias atuais nessa terra dos viventes, sinceramente eu não sei se me perdi no tempo do meu conceito ou se foi o conceito que se modernizou e mudou a sua essência.
Trabalhando no jornalismo político há anos, produzindo, apresentando, reportando, tive oportunidade várias vezes de ouvir dos agentes políticos a frase “fulano é amigo fiel de longas datas e jamais vai me trair”. Observando as cenas políticas de hoje, onde os protagonistas estão escancaradamente leiloáveis, dizem uma coisa pela manhã, à noite aquilo já era. Amizades de gerações sendo desfeitas por conta do egoísmo, do interesse financeiro, da falta do perdão, etc. Pergunto a vocês políticos: porventura há em vosso meio alguém que possa bater no peito e dizer “fulano é amigo fiel de longas datas e jamais vai me trair”.

Reaprendam aqui o que é o que é uma amizade, ou esqueçam a palavra amigo. Quando eu tinha aí 13 anos, lá em Sumé, final de tarde e de turno escolar. O tempo fechou e a tarde virou noite. Um fenômeno natural jamais visto naquela cidade aconteceu. Um furacão fez e desfez no açude e um tempestade marcou a vida dos moradores. Estávamos no colégio e rapidamente correu a notícia que a cidade estava sendo inundada. A ordem era para que cada um corresse e se abrigasse num lugar alto.

Todo mundo foi embora, abandonaram o colégio.Lá dentro só eu e minha amiguinha de infância, que estava com a perna no gesso, não podia sequer andar. Ela dizia para eu ir embora correndo. Mas amigo que é amigo não abandona o barco, por maior que seja a tempestade. Eu segurei a perna engessada e saímos, eu andando e ela pulando, até chegar alguém pra nos levar pra casa. Corri o risco, mas não larguei aquela a quem eu tinha como grande amiga. E atentai-vos bem, eu era apenas uma adolescente e já vivia um conceito tão certo do que é ser amigo.

To cheia de ver esses tipos deturpando um conceito tão sublime que é o de uma amizade.

Nenhum comentário: