terça-feira, 2 de março de 2010

Apenas um Rapaz Latino Americano Sem Dinheiro no Banco e Vindo do Interior



Eu tava tentando elaborar uma lista de relances importantes que eu testemunhei ou vivenciei e dentre elas, lembrei de uma história de perseverança de uma pessoa que veio do anonimato com “A” maiúsculo. Esta pessoa perseguiu à duras penas seu objetivo e o resultado tá aí, visível para todos.

Por volta de 1989 eu conheci um jovenzinho cheio de ambição e esperança. Nessa época, meu esposo trabalhava na recepção de um hotel e o jovenzinho trabalhava como mensageiro (aquela pessoa que fica à porta recebendo os clientes e os dirigindo aos apartamentos).

Lembro como se fosse hoje. Tinha acabado de sair de uma consulta pediátrica com Ítalo, meu primogênito, que na época tinha quase dois anos e resolvi dar uma passadinha no hotel, já que ficava no mesmo caminho. Ao chegar, meu esposo me apresentou ao jovenzinho e disse-lhe que eu era jornalista. Com uma sede muito grande de informações acerca do curso e da profissão, ele me “bombardeou” com perguntas.

Definitivamente aquele não era o dia propício para tais informações. Estava chateadíssima com as injustiças e as dificuldades do dia-a-dia do ofício - era um carro só, velho, se quebrando, pra deixar um “monte de repórter” por aí á fora. Muitas vezes pra voltar à redação, me virava pedindo carona, pagando do bolso ou andando no expresso canelinha. Naquele período que conheci o “pretenso candidato” à jornalista, tinha acabado de ser dispensada pelo editor do jornal por não ceder aos seus assédios. Se eu quisesse teria o processado, mas deixei pra lá. Então por aí se imagina o quanto desencantada e decepcionada estava com a profissão de jornalista. Hoje, meu conceito tá melhor um pouquinho. Falei tudo. Contei como os bastidores funcionam. Como a gente é traído todos os dias pelos colegas. Como não existe amizade sincera, é cada um por si e Deus por todos. Fui falando. Aproveitei pra vomitar tudo.

Acabada a conversa, o jovenzinho escreveu um poema para meu filho ( até um dia desses eu tinha esse papel ) me agradeceu pelas informações e foi-se. Não lembro de ter tido outros contatos com ele. Só sei que passados alguns anos, o rapazinho já formado em jornalismo surge discretamente na imprensa e vai se aperfeiçoando até se consagrar na mídia e se tornar esse “monstro” chamado Marcelo José. Esse nome significa, perseverança e força de vontade.
Marcelo desculpa aí por revelar suas origens, mas é que eu achei um belo exemplo de vida para os outros rapazes latino americanos sem dinheiro no banco que estão por aí perdidos com medo de enfrentar o futuro. Você foi agraciado por Deus.

Nenhum comentário: