domingo, 14 de março de 2010

Empresa Faz Tortura Psicológica à Idoso


Problema com empresas de telefonia quem nunca teve ? creio que todo mundo teve seu dia “d” dentro de uma loja tentando convencer os funcionários de que está sendo lesado, prejudicado, injustiçado, sei lá mais o que. Peça a Deus pra não precisar resolver coisa desse tipo, pois é um dos maiores constrangimentos seguido de humilhação que alguém pode passar.

Sábado, dia 13, precisei ir até uma loja de atendimento de uma empresa de telefonia na Av. Epitácio Pessoa. Problemas com o meu plano. Estava pagando dobrado e recebendo que é bom nada ! fui resolver pacificamente. Mas... gato escaldado de água fria tem medo. Não era a primeira vez que eu enfrentava tal situação. Então eu já entrei como ovelha que vai para o matadouro. Ou seja, na marra.

Cheguei, fiquei aguardando minha vez no balcão. Enquanto isso do meu lado assisti uma cena digna de uma novela mexicana ( aquelas que as mulheres choram muito ). Dentro dessa loja existe uma espécie de “reservado” que eu chamo de “local do golpe de misericórdia”. É pra lá que os funcionários encaminham as “vítimas” nos seus últimos suspiros de equilíbrio. Lá estava uma cliente em desespero, que falava sem parar. Ela representava legalmente seu pai. Do lado, o seu pai, um senhor de quase 80 anos, doente, numa cadeira de rodas, usando um tubo de traqueostomia - para permitir a passagem de ar e a remoção de secreções do pulmão, cirurgia feita pelo pescoço até a traquéia - O Senhor nem voz tinha pra falar, mas do outro lado da linha, alguém insistia que colocasse o titular para dizer de viva voz que queria cancelar o contrato. Foi aí o ápice da cena. A filha começou a chorar e falar alto, com indignação “... como meu pai vai falar se nem voz ele tem”?

Nesse momento aflorou em mim o sentimento cristão e fui dar apoio psicológico aquela filha que chorava num tom de revolta. Mas lembrei que eu era jornalista. Liguei pro meu amigo promotor do Cidadão Valberto Lira, infelizmente seu celular estava desligado. Pensei comigo, vou filmar tudo e gravar. Que pena, minha câmera estava em casa e meu celular apesar de ter uma resolução muito boa, tava dando sinal que iria descarregar.

Resultado: quando me viram ligando, um funcionário da dita loja, não sei se por misericórdia ou por zelo à loja( porque aquilo ia dar um belo processo. Onde já se viu um idoso, doente ser submetido a uma pressão psicológica dessa ??? ) correu e disse: “ vou me passar pelo cliente e cancelar o plano”. Dito e feito. Em 10 minutos ele resolveu o problema, a mulher me agradeceu muito e os dois saíram, apesar de tudo, satisfeitos.

As próximas vítimas seriam eu e meu esposo ( ele também estava com o mesmo problema ) e cá com meus botões, falei: se esse senhor idoso e doente, passou por isso, imagina o que nos espera !! E fomos explicar para a “mocinha” o que estava acontecendo. Começou o moído. “Ligue pra tal número”... 15 minutos de espera na linha do celular e nada. “Tente este outro número”... mais 15 minutos. Pelo marido ainda estaríamos lá ligando, mas minha adrenalina - hormônio liberado pelas glândulas suprarrenais, num sinal liberado em resposta ao grande estresse físico ou mental, situações de forte emoção – falou mais alto. Com “muita calma e educação” eu procurei a gerente e pedi ajuda, pois pelo meu celular só conseguia falar com máquinas. Foi quando nos encaminharam para o “local do golpe de misericórdia”. Nessa dita cabine, onde o velhinho já tinha sofrido muito, começou a segunda etapa do meu sofrimento. Nem ligando do telefone fixo da empresa obtive êxito. Quando eu já estava passando mal a ponto de explodir, chega uma atendente e diz: vou me passar pela senhora e tentar cancelar.

Diga aí, é pra você enfartar ou não ? Nesse ínterim, mais de uma hora, meu esposo estava falando com uma atendente pelo celular e graças a Deus conseguiu resolver os nossos problemas.

Moral da história: ou os funcionários são “bonzinhos” e se arriscam para ajudar um cliente à beira de um avc, ou, recebem ordem para deixar o cliente “espumar de raiva até o último suspiro” e caso alguma coisa venha colocar em risco o nome da empresa, eles entram em ação para resolver o problema.

Já que essa sistemática da empresa é assim e creio que não vai mudar, peço às autoridades competentes que pelo menos obriguem a mesma a manter um cardiologista de plantão. Acredito que assim como nós, a maioria dos clientes sofredores, saem passando mal.

Isso é um absurdo !

2 comentários:

ABEL disse...

Olá minha amiga Josy Brito:
Se esta abençoada desta empresa for a OI, eu estou a quase dois anos aguardando que o "bendito" Forum do Geisel, dê o resultado de um processo de pequenas causas contra a OI,que cobrou-me indevidamente quase R$ 1.600,00 em duas contas telefônicas, e ainda colocou-me no SPC. O PROCON já deu-me causa ganha, inclusive multando a empresa em R$ 500,00 e mandando devolver-me em dobro o que eu tinha pago. Mas como eu não paguei, (logo porque não podia pagar, pois ganho pouco mais da metade disso); recorri ao Juizado de Pequenas Causas, onde este processo se arrasta por dois anos. Não é uma benção, esta OI, para praticarmos os frutos do Espírito?

Josy Britto disse...

Abel querido, é adita cuja mesmo. Mas continue perseverando. E dê uma passadinha de vez em quando para dizer ao pessoal do cartório que voce está vivo viu ?