quinta-feira, 11 de março de 2010

Suando a camisa


Vivemos na era do “antiperspirante”. O artigo de hoje não tem nenhuma relação com desodorante, mas deixe-me lhe falar uma coisa. Quem nunca usou desodorante antiperspirante ? vou abrir aqui um parêntese para dar uma explicaçãozinha básica sobre a química desse produto, e depois voltamos a idéia central do texto.

Para quem usa e não sabe, o desodorante antiperspirante, é feito com diversos ingredientes, incluindo cera, um emoliente líquido e um ingrediente ativo. É o ingrediente ativo que faz os antiperspirantes bloquearem o suor. Todos os antiperspirantes possuem um composto à base de alumínio como ingrediente principal. Há várias afirmativas que este produto é o principal causador de câncer de mama. Se é verdade não sei, mas um procedimento anti-natural não deve ser saudável. Acredito que o normal é suar na hora que for preciso.

Bom, voltemos ao texto base. Acompanhe meu raciocínio. Acordamos, levantamos e na hora do café tem que ser num lugar arejado, no mínimo com ventilador, nesse calor quem agüenta?? Descemos do prédio de elevador. Entramos no carro e já ligamos o ar. Notem que até agora ninguém suou. Mal chegamos no local de trabalho e lá está o split nos esperando no alto dos seus potentes 17 graus. Se ficarmos o resto do dia no escritório, é o dia todinho de frescor.

Voltamos pra casa no mesmo carro ar-condicionado. Sentamos em frente à tv. Lá está o controle remoto. Pra que se levantar ? vamos dormir, ufa que calor ! liga o ar. E assim vamos levando uma vida “antiperspirante”, ou seja, sem suar. Enquanto isso, a biologia e a medicina, afirmam que o suor que é a secreção natural das glândulas sudoríparas, constituído de água (99%) e sais minerais (1%) é fundamental para a saúde. Quando a temperatura interna do corpo ultrapassa os 37ºC, o suor age como um mecanismo de refrigeração: os vasos sanguíneos próximos à pele se dilatam e estimulam as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração.

Vocês já observaram que dificilmente a gente vê um trabalhar braçal – daqueles que suam o dia todo – com ar de doente ? pálido, verde, amarelo, sei lá que cor ! agora, pessoas “antiperspirantes” com cara de doente é o que mais se ver por aí a fora.

Se faz bem à saúde... então vamos suar !




Nenhum comentário: