quarta-feira, 3 de março de 2010

Ilegal, Imoral ou Engorda



Refrão de uma música de Roberto Carlos diz assim...”tudo que eu gosto é ilegal, imoral ou engorda”... realmente, é da natureza do homem sentir-se atraído por tais coisas. Uma vez praticadas e conhecidas pelo público, sempre que algo se refere aquela pessoa, vem logo à mente a imagem negativa. Digamos assim, da “queda” que a pessoa sofreu.

Nossa estrutura física, emocional, mental e sobre-tudo espiritual está sujeita aos abalos que podem ofuscar, tampar, denegrir a visão que o homem precisa ter de Deus e vice-versa. Porém se o homem por algum motivo fracassar, cair, tiver cometido escolhas erradas, Deus deixou um recado bastante encorajador “o cair é do homem, mas o levantar é de Deus”.

O levantar aqui nesse texto tem sentido de mudar a direção, mudar de atitude, mudar de rumo, sair do estado em que encontra, permitir que os olhos sejam abertos para uma nova realidade. Há uma diferença entre cair e ficar eternamente prostrado, do cair e se levantar em renovo para enfrentar a vida de frente.

Nós humanos limitados temos um péssimo hábito. O de anexar uma imagem decorrente de uma atitude errada que alguém cometeu num determinado período de sua vida e achar que a pessoa vai continuar eternamente do mesmo jeito, sem opção alguma de mudança.

Todas as oportunidades que temos de julgar alguém pelo seus erros, julgamos. Não esqueçamos que a vida é um eterno crescer. É um eterno subir de ladeira (se bem que tem pessoas que preferem descer ). Nossa vida é feita de ciclos. De aprendizados. Somos seres em constante mudança.

O que ontem me enchia os olhos, hoje pode não representar mais nada. O que ontem me atraía, me prendia, pode não ter mais nenhuma influência sobre mim. O viver dos homens é exatamente assim, feito de etapas. O que me faz sorrir hoje, pode me fazer chorar amanhã. O que eu não gosto hoje, pode ser meu favorito amanhã.

Deus na sua onisciência, sabendo o que o homem iria aprontar, cuidou de deixar um recado escrito mais ou menos assim: “meu filho cuidado pra não escorregar. No entanto... se você cair, eu te levanto”. O cair é do homem, mas o levantar é de Deus.


Sm 145- 14
O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.

Nenhum comentário: